terça-feira, 13 de abril de 2010

A mulher ideal (comentando economicamente parte 1)

    De vez em quando, as circunstâncias me levam a perguntar a mim mesmo quem é o meu tipo de mulher ideal. Acho que acontece com todo mundo, não? (acho que alguem que deseje um futuro estavel ao lado de alguem tenha que se fazer essa pergunta constantemente, até por que não se investiria em um negocio sem se perguntar antes se ele é seguro! Mesmo correndo risco!)

Eu mesmo nunca fui bom em responder a essa pergunta. Sempre a considerei um exemplo de racionalidade mal aplicada. De que adianta concluir que eu gosto de loiras com alma de escritora se eu vou acabar envolvido com uma morena com corpo de passista? A vida é implacável com as nossas convicções. E morre de rir das nossas certezas. ( Ao fim da era FHC todos acreditavam que o Brasil iria para o poço com uma possivel politica de esquerda do Lula, mas acabou sendo o contrário! Afinal de contas, alguem consegue  dizer com 100% de certeza o que irá acontecer com nossos relacionamento, ou com a economia do país ao longo prazo? Ja dizia Keynes: No longo prazo todos estaremos mortos, pórem já observava os clássicos, deixe o mercado correr livre que ele se ajeita. Então, torçamos para que o relacionamento seja o mais clássico possivel e que os Keynesianos estejam errados!)

Uma vez, milênios atrás, eu estava na porta do cinema com um casal de amigos. Eles queriam me apresentar uma garota com quem achavam que eu teria alguma afinidade. Ela veio chegando, eles a mostraram à distância e eu descartei: “Não é meu tipo”. Cinco anos depois, eu gemia no escuro por causa dela, que tinha me dado um pé na bunda. Foi uma das relações mais marcantes da minha vida – e nem era meu tipo...




Mesmo assim, hoje em dia me parece útil refletir sobre as qualidades e os defeitos que cativam cada um de nós. Ainda que seja de uma forma provisória. Não sei se isso ajuda conscientemente nas nossas escolhas, mas certamente contribui para um melhor entendimento de nós mesmos. Como dizia um amigo meu, nada explica mais sobre uma pessoa do que a escolha que ela faz de parceiros. ( Já diziam os mais antigos, diga-me com quem anda que te direi quem és! Socialistas socialistas, capitalistas capitalistas! Mas ainda assim mudamos de opinião, quem dirá a China, o País Comunista mais capitalista do mundo).

Continua... querendo ler o texto mulher ideal por completo, visitem:







Um comentário:

Unknown disse...

¬¬ eu crente q tava lendo um texto teu... quando chego no fim descubro que é um artigo de revista. kkkkkkkkkkkk preciso começar ler as coisas de baixo pra cima agora. rsrs já ia te perguntar quem era menina do cinema. rsrs