segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que é ver Ninguém ali?


     Lembrou bastante nessa ultima semana o 11 de setembro. Pois bem, eu venho lembrar aqui o 12, 13, 14 (...) de setembro. Os dias após a tragédia. Quando um mundo depois de ter parado tem de voltar as suas atividades “normais”.
    Como um céu cinza sobre a cabeça de cada um o medo paira sobre todos. A indignação por um ato macabro de proporções inestimáveis. Milhares de vidas perdidas.  A guerra foi declarada. Mexeram mais uma vez com o gigante, mas dessa vez ele não estava adormecido. Agora é olho por olho e gente por gente. Não, não foram os que criaram a guerra que vão se debater. São os filhos da pátria e um patriotismo idiota. Um patridiotismo. Mais do mesmo, o mesmo que se vê durante o século anterior. Guerras em nome da pátria, é a pátria que pare que nos vê crescer e pede pra defende-la, morrer em seu nome? Curioso, a defesa se faz pelo ataque. Bela forma de começar o século XXI.
     Mas vão, vistam seu belo e honroso uniforme de luta, e façam o mais do mesmo que tem sido feito. Deus está do vosso lado, afinal ele sempre está do lado de quem vai vencer. Essa é uma guerra santa. Sim, pois se defender o seus não for o suficiente defenda quem é por você. E tratem de “acabar” logo com isso, pois Ninguém gosta de guerra. Mas Ninguém conta com você na guerra já que ele ninguém vai morrer. 
    Aliás, porque que fomos atingidos por esses aviões mesmos, se Ninguém nunca fez nada. Ninguém fez nada quando alguém declarou uma guerra quente, morna ou fria. Ah, aliás, quem foi que colocou esse Alguém lá mesmo? Ninguém sabe dizer isso agora. Mas Ninguém vai a guerra e sente dor, mas essa massa de Ninguém não muda. A massa sente, mas não pensa. Não age. Não sei dizer o que é ver alguém ali no meio do caos. Não sei explicar o que é não acreditar na mudança dos mundanos.
     Bons tempos quando era só brincadeira, fingir ser soldado e imaginários eram os inimigos. Mas e agora? Ninguém sabe quem é o inimigo, nem quem é você.  Não sei amar o que é ver alguém ali...

Um comentário:

Crisneive Silveira disse...

O nosso maior inimigo somos nós mesmos.