domingo, 26 de julho de 2009

Livro "A Águia e a Galinha" visto por um lado economico

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. ( Leonardo Boff)
Aceitar a história de cada junto com suas limitações uma das questões que Boff trata nesse livro. Porem a grande discussão mesmo são as duas dimensões que complementa o ser humano.
A dimensão Águia: idealizadora, que não tem medo de sonhar, que não abaixa a cabeça, aqueles que são protagonistas, não ficam reclamando por que mundo estar errado, pelo contrário, vão concerta-lo; e a dimensão galinha: são aqueles que foram reprimidos, que tiveram seus sonhos aprisionados, foram domesticados, e que infelizmente chegam a um ponto de se aceitarem assim.
O interessante é o fato do autor tratar do assunto como complemento e não como contrários. O que ajuda-nos a entender o principio do caminho do meio. E que não somos cada um uma ilha, mas juntos um imenso continente.
Olhando por esse lado a disputa do Socialismo X Capitalismo, duas politicas economicas que pouco se misturam, passamos a nos perguntar se daria para haver um caminho do meio entre esses. Já que como sabemos, o Capitalismos acentua a diferença de riquezas entre as pessoas, e o Comunismo socializa a pobreza entre todos (A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.” - Winston Churchil).
Certo que o Comunismo prega a igualdade mas este só consegue ser vigente interferindo na liberdade de cada um através de ditaduras. Já o Capitalismo permite a liberdade, porem a acentuada diferença de riquezas ocasiona uma miséria em níveis piores do que o socialismo, não permitindo acesso ao direito da dignidade (educação e saúde)
Vejo como saída o modelo keynesiano, bastante discutido entre os economistas. Esse tem como caracteristicas básicas o direito da propriedade privada, permite a liberdade de cada um, e garante a dignidade de todos.
"Seria como disse Boff, a Águia e a Galinha andando juntas."

Um comentário:

~ Rosi disse...

Hum, fico feliz em saber que a Águia e a Galinha estão dando frutos!
Escreva mais, mor!

adoro! ;@