domingo, 6 de dezembro de 2009

Reflexões de um humano

Será que somos realmente humanos? Esses dias fui induzido a pensar sobre sermos humanos e demasiadamente humanos. Creio que humanos todos nós somos, afinal todos comentemos erros; e como diz no ditado: "errar é humano". Mas ser humanos demais, é um nível que poucos alcançam.
Em o Lobo da Estepe, Herman Hesse fala sobre termos consciência da amplitude que nos cerca. Porem nos alerta para hipocrisia que temos em não querermos muda-lá. Pessoas intelectualizadas geralmente discutem sobre política, economia, pobreza, enfim, os males que cercam a sociedade (assim como nos ex-presidente FHC). Mas quantos têm a coragem de estarem junto a quem precisa? Abdicar de si pelo próximo? Essas pessoas, assim penso eu, são demasiadamente humanas. Temos grandes exemplos destas, como Frei Betto, Pedro Calsadaliga, Madre Tereza...
Certo, são exemplos muito fortes, e que a maioria das pessoas não conseguiria seguir. Mas o que ocorre é que não fazemos nenhuma boa ação, só falamos nelas. Onde estão os atos? Quantas vezes você viu um mendigo pedindo esmola na rua e pensou que ele era um bandido? Eu várias vezes! Mas o que temos feito pra mudar isso?Não nego, não dou esmola, mas e dar de comer a quem tem fome? Quantas vezes fazemos isso? Ou escutar o que desejam essas pessoas?
Há algum tempo assisti um filme chamado "Anel de Tucum". Um filme simples, mas tocante, que nos mostra a realidade de quem menos tem. E me fez pensar, como pessoas mesmo com tão pouco, vivendo em situações tão adversas conseguem ser tão felizes? Acho que elas também são muito humanas, pois apesar de tudo ainda sorriem.
Enquanto isso vivemos resmungando de nossas vidas fúteis. Reclamando por que não ganhei o presente que queria do namorado, ou por que não tenho o celular de ultima geração.
Termino citando frases de duas grandes pessoas;
Queria não precisar de tanto. (Rosi Alves)
Vamos celebrar a estupidez humana... Vamos celebrar a estupidez de quem cantou (escreveu) essa(e) canção(texto). (Renato Russo)

5 comentários:

Lorena Lílian disse...

que nome se dá ao egoísmo que temos com nós mesmo Fidel?
talvez, acredito eu, que as pessoas que são felizes com o pouco que tem, eh pouco na sua visão.
pq vc conhece uma condição melhor do que elas.
pode parecer egoista, mas acho que para ser feliz o ideal eh que se saiba o minimo possível sobre o resto do mundo.
o minimo sobre miséria, sobre corrupção..
a falta de conciencia das pessoas eh um forte motivo de pq elas "vivem com tão pouco".
a ambição eh da natureza humana. se essas pessoas soubessem o quaanto elas tem direito a uma vida melhor, certamente se mobilizariam para isso.
por isso no mundo nós tivemos tantas revoluções.
a ambição move o mundo meu amigo.
infelizmente ou felizmente.

Thamila Santos disse...

Bom texto,
boas inquietações!

"queria não precisar de tanto."

Bruna disse...

gostei do pronunciamento :)

Bruna disse...

gostei do pronunciamento :)

Cleiton Furtado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.