sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A gente estancou derrepende, ou foi o mundo então que cresceu?

  Qual é o produto interno do bruto? A brutalidade faz parte de um sistema, seja ele comunista ou capitalista. Pessoas discutem qual é a melhor forma de poder; quem manda e desmanda melhor? E com isso fecham-se em suas ignorantes formas de pensar. Tipo a ditadura que assolou nosso país por duas decadas.
  Quantas pessoas morreram em nome de um ideal, ou da falta dele? Quanto valem essas vidas? E o pior são as formas que essas pessoas foram findadas. Stuart Angel, foi assassinado preso ao escapamento de um carro. Sua mãe, Zuzu Angel em um acidente de carro bastante suspeito, mas mais que claro que a mando de governantes subversivos. Ou ainda como Frei Tito, que sendo exilado, não anguentou se ver inativo e acabou por suicidar-se.
Mas ao que parece, nosso estado que não é nação, pelo menos quanto a isso criou uma noção (ou será que foi por alienação?). Mas por aí parou. Temos uma imprensa que GRITA por liberdade de expressão. E sim ela é bastante importante. Porém nosso meio de comunicação mais abrangente é a televisão, que pouco nos liberta, muito pelo contrário, nos prende a nossas vaidades mais fúteis.
Pergunto-me se por acaso, fossemos livres pensadores aceitariamos melhor a decisão dos outros? O nosso direito termina onde começa o do próximo. Temos o direito de fazer o que quizermos com tanto que o que façamos não faça mal a ninguem (nem a nós mesmos).
Mas não! Preferimos a ignorância ao conhecimento. É mais facil  virar a cara pra não ver. Ou será que vemos e fingimos que não?
De que adianta tanto vermos nossos erros se não aprendemos com eles? Ou será que aprendemos e as situações que não nos dão escolhas?
A gente estancou derrepente, ou foi o mundo então que cresceu?

Um comentário:

Bruna disse...

muito bom texto, senhor doutor.Te apoio em gênero,número e grau.