domingo, 30 de janeiro de 2011

Saudações de um Otário


Olá. Muito prazer! Chamam-me de otário. Você já deve me conhecer, estou sempre presente no seu dia-a-dia. Talvez não se lembre de mim; Normal, afinal poucos são os que estimam a um otário. Estou presente na vida de muitas pessoas. Das mais pobres as mais ricas. Em diferentes personagens estou incorporado. De muitos nomes fui chamado em diferentes épocas e lugares. Aliás, tenho a impressão que o conheço de algum lugar, você não acha? Não lembra não é? Mas tenha a certeza que já nos conhecemos.
Vou lhe lembrar que sou! Sou aquele funcionário que você fazia questão de pisar em cima de chamar de imprestável, mas que estava sempre ao seu dispor para resolver aqueles problemas até mais tarde, sem cobrar nada por isso. Sou aquele que você chamou de vagabundo. Por que quem está desempregado é vagabundo. Sou aquele que recebi mais no troco e devolvi a quantidade que não me pertencia e todos passaram a me chamar de besta.  Sou aquela criança na esquina que pede um trocado, mas que em troca sempre pedem minha pureza. Aliás, para que me ajudar se sou tão inofensivo/a. Lembrarei de você quando crescer. Sou aquela mãe que mesmo meu filho sendo um drogado contínuo amando-o. Até por que nada vale mais que um filho? Ou será que estou enganado?
E agora, lembrou-se? Existiram muitos outros encontros entre nós. Mas quero lhe dizer mais que isso. Quero lhe fazer um pedido. Um pedido de amigo, de criança, de funcionário e até de mãe. Sei que pareço não ter futuro e é possível que não tenha, mas continue acreditando em mim. Sei que parece inútil traçar essas rotas, mas trace-as.  Pode ser que o sonho não se realize que o cavaleiro andante esteja tendo alucinações. Mas se você acredita no que eu acredito se vê o que eu vejo e se pensa como eu penso; que a honestidade ainda é importante, que o desemprego não é voluntário, mas sim uma falta de oportunidade, que trabalhar em prol de todos ainda vale a pena, mesmo que todos não trabalhem, que ajudar uma criança é mais que da um trocado, é dar um futuro digno. Façamos um futuro. Acreditemos em uma causa mesmo que sejam dadas como perdidas. Por amor as causas perdidas.

Nenhum comentário: