sábado, 26 de maio de 2012

Iluminem-se

              Eis que pela primeira vez contraponho em minha mente dois sentidos que para mim eram um só. Liberdade e igualdade. Quando mais novo acreditava piamente que a igualdade deveria ser perseguida e alcançada. Poucos anos depois vejo que liberdade é fundamental. Mas por poucas vezes esses dois valores andaram juntos em minha mente, talvez por poucas vezes os terem visto assim vida a fora, noite a dentro.

           Minha jovem mente revolucionária de então, aos moldes das ideias de esquerda no qual havia me envolvido me fizeram acreditar que nasci em um sistema injusto e que eu era vítima desse e devia fazer algo para reverter essa situação. Isso não é ao todo mentira, mas também não é ao todo verdade. Como já dizia o metamórfico ambulante; nenhuma verdade é absoluta.
               Alguns anos depois, "tentandoentender" o que faz essa diferença ser tão agressiva, vejo que não é tão como um dia me disseram. Existem muitos fatos presos nessa história que não tem explicação. Muitos se distinguem pelo próprio esforço. Exército de um homem só! Afinal de contas, a riqueza da nação resulta da ação de indivíduos perseguindo seus próprios interesses. Mas "cada vez mais raros tem vencido essa batalha".
            Contudo ainda há muito puro sangue fora do páreo. Chego então a perceber, que justiça seria dar oportunidades iguais, independente de quem  queira correr ou resultados diferentes que venhamos a ter. Perseguir nossos próprios interesses tem haver com melhorar o ambiente que nos cerca. Quando todos melhoram, melhoramos juntos. Isso é fraternidade!



Um comentário:

Airton Alcântara disse...

"Oportunidades iguais", eu ficaria muito feliz com isso.